Dicas para eliminar gastos extras
Existem algumas mudanças que você pode fazer no seu dia a dia para ajudar a sair do sufoco financeiro

Em momentos de dificuldade financeira, pequenas mudanças no dia a dia podem ajudar a sair do sufoco. Veja abaixo algumas maneiras de reduzir suas despesas a partir de agora:
1 – Nota fiscal
Assim como você monitora suas despesas e receitas na sua conta bancária, por que não verificar os preços e produtos em cada compra na nota fiscal? Muitos supermercados e lojas podem incluir produtos extras ou preços diferentes dos anunciados, e você pode acabar pagando sem perceber.
2 – Realize você mesmo tarefas domésticas
Quando o orçamento aperta, uma alternativa viável é assumir responsabilidades que anteriormente eram delegadas a outros profissionais, como empregados domésticos, motoristas, jardineiros e outros, a menos que haja alguma restrição de saúde que impeça essa mudança.
3 – Considere deixar de contratar o seguro para o seu celular
Quantas vezes você precisou usar o seguro do seu celular? Muitas pessoas contratam um seguro barato que oferece pouca cobertura. Como resultado, você paga pelo serviço e raramente o utiliza – talvez apenas uma ou duas vezes por ano, ou talvez nem isso.
4 – Corte serviços e produtos que você não utiliza
Muitos de nós já compramos produtos ou assinamos serviços que nunca usamos. É provável que haja muitas coisas que você possa parar de pagar agora, como a renovação de assinaturas de revistas ou a venda de produtos que você mal usou, como roupas que nunca saíram do armário, máquinas fotográficas substituídas pelo celular, entre outros itens.
5 – Fique atento às tarifas cobradas pelo banco
Uma boa maneira de monitorar suas finanças é checar regularmente o valor das tarifas bancárias que você paga mensalmente, semestralmente ou anualmente. Caso você perceba que está gastando muito em tarifas, pode ser interessante pesquisar outras opções de bancos que ofereçam tarifas mais vantajosas.
6 – Encontre maneiras de diminuir as contas de casa
Pequenos hábitos podem fazer uma grande diferença no final do mês. Ao sair de um cômodo, lembre-se de desligar a luz e a TV (ou outros eletrodomésticos). Além disso, você pode reduzir o tempo do banho, lavar roupas com menos frequência e fechar a torneira enquanto escova os dentes ou lava a louça. Essas ações simples podem ajudá-lo a economizar dinheiro em suas contas de energia e água, afinal, não faz sentido pagar por serviços que não estão sendo utilizados.
7 – Substitua serviços pelos quais você paga por alternativas gratuitas
A internet trouxe muitas facilidades e, além disso, novas maneiras de economizar dinheiro. Em vez de pagar por softwares como o Microsoft Office, você pode usar opções gratuitas, como o Google Docs, que oferece programas semelhantes, como o Word e o Excel. Antes de assinar qualquer serviço, pesquise na internet se há opções similares disponíveis gratuitamente.
8 – Compre um filtro
Comprar água em galão pode ser um grande desperdício de dinheiro. É importante fazer as contas e comparar quanto você gasta com água engarrafada versus o quanto gastaria comprando um filtro. Ao colocar os custos na ponta do lápis, você pode perceber que investir em um filtro é uma escolha mais econômica e sustentável a longo prazo.
9 – Análise a necessidade de adquirir garantias estendidas
Especialistas consultados pelo Business Insider sugerem que a contratação de garantias estendidas geralmente não é vantajosa. Isso ocorre porque pesquisas indicam que os produtos mais vendidos com essa opção de seguro raramente apresentam defeitos durante o período de cobertura.
10 – Troque seu telefone fixo ou fax
Reavalie a necessidade do telefone fixo em sua residência e considere substituí-lo pelo uso exclusivo do celular. Analise a quantidade de ligações que realiza e recebe diariamente em cada um dos aparelhos e verifique se manter o telefone fixo é realmente vantajoso financeiramente.