Investir em dólar vale a pena?

O dólar é considerado a principal moeda da economia mundial, sendo escolhido pela maioria dos investidores como moeda de investimento, principalmente em momentos de crise.
A cotação do dólar funciona como um termômetro que define o melhor momento para investir na moeda. Essa cotação é influenciada pela oferta e demanda da moeda, ou seja, quando há mais pessoas querendo vender dólar do que comprar, o preço da moeda cai. Da mesma forma, quando há muitas pessoas querendo comprar, o valor da moeda sobe.
É importante ressaltar que em determinadas situações, o Banco Central pode intervir no câmbio, comprando ou vendendo dólares, a fim de reduzir a volatilidade e evitar que o dólar fique muito caro ou muito barato.
Para o investidor, é fundamental entender o papel do dólar e seu impacto na economia, o que irá ajudá-lo a tomar decisões acertadas sobre as formas de investimento que serão escolhidas.
Tipos de dólar
Antes de discutir se investir em dólar é vantajoso, é importante mencionar os quatro tipos de dólar presentes na economia brasileira.
São eles:
- O dólar comercial é utilizado para transações financeiras de grande volume, como exportações e negociações entre governos. É a cotação utilizada pela bolsa de valores.
- O dólar turismo é utilizado em viagens e não é recomendado para investimentos. Essa cotação é usada para converter compras em moeda estrangeira feitas no cartão de crédito, além do preço do papel-moeda adquirido em casas de câmbio.
- O dólar paralelo é uma cotação não-oficial e não supervisionada pelo Banco Central. É utilizado por diversas razões, como falta de registro, impedimentos legais e atividades ilegais.
- O dólar futuro é uma commodity financeira negociada na Bolsa de Valores. É negociado como contratos de compra ou venda, levando em consideração a valorização ou desvalorização futura da moeda.
Investir em dólar vale a pena?
Investir em dólar se assemelha a outros investimentos de renda variável, o que significa que o investidor está sempre sujeito a riscos, já que tudo dependerá da cotação da moeda norte-americana, que é o termômetro fundamental para essa operação. Como resultado, tanto perdas quanto bons rendimentos podem ser esperados.
Para obter uma perspectiva de lucro ou prejuízo, é importante saber quando comprar ou vender, seja durante a alta ou a baixa cotação do dólar. Para mitigar esses riscos, é aconselhável ter uma variedade de opções de investimento disponíveis, para que os ganhos de um compensem as perdas de outro no mercado financeiro.